quarta-feira, 6 de junho de 2007

A CULTURA NA BALANÇA


Qual é o tamanho da cultura humana? Não de toda a produção cultural, que é potencialmente infinita, mas de um resumo razoável, que permitisse compreender em linhas gerais o que o ser humano fez até hoje, ou seja, a já citada metalista? Estive fazendo uns cálculos: um livro tem cerca de 400-500 páginas. Se forem 2 KB (kilobytes) por página, isso dá 1 MB (megabyte) por livro. Mas há também pintura, desenho, arquitetura, dança, músicas e filmes como produto cultural. Vamos nos concentrar em músicas e filmes, que são mais fáceis de mensurar, pois são sempre convertidos em arquivos. Um minuto de música em mp3 ocupa aproximadamente 1,2 MB. São 20 KB por segundo, em média. Uma música de 5 minutos (5 X 60 = 300 s) deve ter cerca de 6 MB. Filmes são, como seria de se esperar, os que ocupam mais espaço; um filme de 2 horas, compactado em um arquivo DivX ou Matroska ou qualquer outro desse tipo ocupa cerca de 720 MB (100 KB/segundo).

Agora vamos calcular o tamanho da nossa Metalista. Como vamos arredondar tudo por alto, pegaremos filmes como padrão de tamanho, já que possuem os maiores arquivos. Arredondamos 720 MB para 1 GB (gigabyte):

10 000 items x 1GB = 10 000 GB = 10 TB (terabytes)!

Ou seja, o essencial da cultura humana – uma espécie de sinopse da humanidade – cabe em 10 X 10exp12 bytes. Quando existirem pendrives com essa capacidade, você poderá carregar um resumo de toda a cultura humana em seu bolso. Seria melhor carregar na cabeça, mas no bolso é melhor que nada.

“TODA INFORMAÇÃO, NÃO IMPORTA O QUANTO PAREÇA COMPLEXA, PODE SER REDUZIDA A UMA SÉRIE DE BITS.”

Claude Shannon

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br
eXTReMe Tracker
#navbar { display:none; margin:0; padding:0; }